A imigração italiana com auge entre os anos 1880 e 1930 contribuiu para a modernização de muitos setores culturais e econômicos no Brasil. De acordo com dados do IBGE cerca 1,5 milhão de descendentes italianos vivem atualmente em Minas Gerais, o que representa quase 7,5% da população do Estado e de acordo com levantamento da Prefeitura Municipal de Cambuí, o município possui aproximadamente 200 famílias de origem italiana.
Inspirada pelo Momento Itália-Brasil que a partir de outubro deste ano celebra a amizade e simpatia entre italianos e brasileiros, a Presidente da Câmara Rosely Moraes criou o Projeto Gemellaggio, cujo objetivo é aproximar as culturas de Cambuí e Polla, cidade de origem de uma das principais famílias italianas no Município.
Em sua primeira atividade o Projeto trouxe para a cidade, no dia 21 de outubro, o Historiador Anísio Ciscotto Filho, Vice-Presidente da Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerias, que falou sobre a imigração italiana no Estado e a situação atual dos italianos em Minas. Segundo o palestrante é essencial que a sociedade desperte para suas origens, “Essa comunicação entre Cambuí e a Itália pode trazer muitos frutos para a cidade. Quando uma nação sabe que poderá encontrar pessoas de sua origem torna-se mais interessada em realizar investimentos”.
Para Dr. João Nogueira Fanuchi, descendente de italianos, já era tempo desta união das famílias italianas que contribuíram tanto para a formação cultural e educacional do Município. “Parabenizo a Presidente da Câmara por este intercambio com a Itália através da cidade de Polla”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário